quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que é a plástica para os cabelos?

Essa nova técnica de revitalização foi desenvolvida pela indústria cosmética japonesa (sim, a mesma que criou o recondicionamento térmico para alisamento de longa duração) e, em pouco tempo, ganhou adeptas fervorosas no mundo todo. Tecnicamente, trata-se de um processo capaz de repor as proteínas perdidas. “Em outras palavras, significa nutrir internamente os fios, o que vai deixá-los macios, brilhantes, maleáveis”, explica Aldeni Ribeiro, proprietária do salão Lay Out, em São Paulo (SP), um dos primeiros a divulgar a técnica.

Embora a plástica seja indicada para todos os tipos de cabelo, você não precisa abandonar a boa e velha hidratação semanal, feita em casa ou no salão. Segundo os cabeleireiros, ela realmente funciona e continua bem cotada na lista de cuidados essenciais para hidratar e revigorar os fios. Porém, dependendo da situação da sua cabeleira — leia-se fios ressecados pela chapinha, desbotados pelo sol, opacos por causa do secador ou alisados, tingidos, com permanente, recondicionados termicamente —, a hidratação e o banho de creme talvez não sejam suficientes para recuperar o desgaste da fibra capilar, que acaba perdendo proteínas e a umidade natural, ficando sem brilho, áspera e sujeita a rompimentos. Entenda a diferença: a hidratação repõe a água perdida, mas atua apenas na superfície do fio; já a queratinização preenche o fio com queratina, encorpando-o. “Apenas o profissional pode, após uma avaliação, determinar a necessidade do tratamento”, avisa Aldeni. Ele não faz nenhum mal, recuperando o fio apenas onde ele realmente precisa, mas, por ser um tratamento relativamente caro, a indicação precisa ser bem-feita.


Fonte: http://boaforma.abril.com.br

Vaidade Infantil em excesso é ameaça para saúde.

Cada vez mais vaidosas as meninas estão trocando as bonecas pelo espelho !!! A criança muito vaidosa tem a ver com o momento atual,aonde a criança quer viver intensamente o universo adulto, Os pais não devem consentir, nem tampouco incentivar essa vaidade precoce ,pelo perigo que gera,já que vai levar a diversos transtornos como: comportamento (depressão..) alimentar (anorexia )..problemas cutâneos (dermatites ...).

O uso excessivo e precoce de cosméticos,como maquiagem, esmaltes e alisantes pelas crianças, podem causar inúmeros problemas cutâneos , alergias e até queimaduras. Por outro lado, cabe aos pais terem maior atenção no comportamento dos filhos ,que estão precocemente se preocupando tanto com a aparência, que com a ajuda dos veículos de comunicação, são influenciados pela beleza a qualquer preço, para serem aceitos no grupo social .

Nessa fase existe uma tendência à formação de cravos e espinhas, por isso devem ser prescritas fórmulas ou produtos livres de óleo, para se evitar o ACNE precocemente.
O formol é tóxico e pode trazer diversos prejuízos para a saúde das crianças
Mas, é importante lembrar que os produtos devem ser dermatologicamente testados, assim como registrados na ANVISA (Ministério da Saúde), pois existem veículos e conservantes dos produtos que podem causar danos severos ao organismo, no entanto há substâncias que já foram vilãs de formulações e hoje estão liberadas sem restrição,como os Parabenos, que são usados na maioria das formulações como conservantes apesar de apresentarem indícios cancerígenos.

Formol
O formol (ou formaldeído) usado para alisamentos é tóxico tanto em contato com a pele causando queimaduras e apresenta também  potencial carcinogênico com a inalação crônica, além de danificar os fios capilares, tornando-os quebradiços e sem vida. Por esse motivo não devem passar nem perto das crianças.

Como controlar
O excesso de vaidade na infância aumentou o número de procedimentos estéticos nessa faixa etária nos últimos tempos; quando as meninas e os meninos deixaram de brincar e pular corda, para precocemente adotarem atitudes adultas, como culto à beleza e supervalorização da imagem levando a conseqüências desastrosas, pulando etapas fundamentais para o desenvolvimento físico e mental, comprometendo muitas vezes o rendimento escolar e social.

Deve-se buscar o equilíbrio por parte dos pais para que haja controle sobre os impulsos da criança, já que não há maturidade para decidirem por eles próprios. Tão importante quanto estabelecer limites, é dar o exemplo, buscando frear os impulsos consumistas, não gastar em excesso em salões de beleza e roupas, além de estimular hábitos alimentares saudáveis e atividades esportivas para maior socialização. Os pais devem estar atentos para explicar porque não devem exagerar no uso dos cosméticos, nem nos regimes alimentares assim com estabelecer idade mínima para começar a desenvolver uma vaidade positiva e necessária sem que isso se torne obsessão.


P.S: Mães vocês são os espelhos de suas filhas, não deixem a infância delas passarem em branco..
A hora certa de elas se tornarem mulheres chegará e é nessa hora que veremos se as ensinamos da maneira certa pra que elas sejam mulheres saudáveis  e comprometidas em primeiro lugar  com a sua saúde...





terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ciranda da Bailarina...Dedicado a minha maninha Lud...


Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga,
tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem
um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem
um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem,
todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem

A moda é feita de história e cultura

A moda não é tema de intelectuais. No mesmo momento em que ela cresce e leva consigo todas as classes sociais, deixa sem ação os que têm vocação para falar do assunto devido à idéia equivocada de que a moda é sinônimo de futilidade. Os leigos vêem somente a superfície do assunto, não percebem que a moda é parte do contexto social e deve ser sim discutida, uma vez que ela é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos sociais e históricos.

A palavra moda significa maneira, modo de se vestir. A moda como sistema teve seu início no final da Idade Média. Antes só se referia ao vestuário como indumentária, as variações eram lentas, não existia o efêmero. Eram levadas em conta questões como proteção, adorno, hierarquia e pudor.

A questão de status surgiu com o crescimento das cidades. A expansão comercial e a burguesia emergindo trouxeram um grupo que possuía condições de adquirir a roupa que antes era usada apenas pelos nobres. Diante dessa crescente igualdade entre classes sociais os nobres irritados começaram a produzir mudanças rápidas na vestimenta, pois a roupa era (e ainda é) como um espelho que reflete seu status social. Assim surgiu o sistema da moda.

O primeiro grande ícone de moda foi Luís XIV (o rei sol) no século XVII, devido a sua vaidade excessiva, e através dele a França tornou-se o grande cenário ditador da moda, que no começo era instituída pelos nobres, os alfaiates apenas obedeciam a seus desejos. Porém após a segunda metade do século XIX a Alta Costura surgiu através do inglês Charles Frederic Worth, A partir daí a roupa passou a ser assinada pelo seu criador e ganhou nova dignidade. Depois disso vieram o sistema prêt-à-porter, o surgimento dos grandes magazines, sempre atendendo as necessidades da sociedade de acordo com suas modificações, e assim tem sido até os dias atuais.

Toda essa história é necessária pra enfatizar que a moda se altera conforme os acontecimentos históricos e culturais. No começo do século passado os trajes femininos eram enormes, pesados e o uso do espartilho obrigatório. Com a chegada das grandes guerras levando os homens para os campos de batalha as mulheres se viram obrigadas a trabalhar para sobreviver e os trajes tiveram que se adaptar. As guerras entristecem o mundo, mas é curioso analisar que sempre após uma grande guerra ou catástrofe surgem tendências de moda alegres, coloridas e de formas confortáveis.

Exemplo disso são as tendências que ressurgiram após o 11 de setembro. Revisitamos várias décadas do século passado pra resgatar o romantismo, a delicadeza, a descontração de tempos passados. De lá pra cá usamos muitas batas, saias amplas, vestidos de tecidos leves, cheios de cor e descontração. E notem que isto vem acontecendo desde 2002 e tende sempre a tornar-se mais forte. Um dos prováveis motivos seja, talvez, o fato de as mulheres sentirem, mesmo que inconscientemente, que a maioria dos homens tem associado à igualdade entre os sexos ao fim do cavalheirismo e a forma gentil de nos tratar, mesmo que em pequenos detalhes. Não se abre mais a porta do carro pra nós e flores são cada vez mais raras de se receber. Este parece realmente ser o preço que estamos pagando por nossa igualdade dentro da sociedade, mas este já é outro assunto.

Enfim, a moda é muito mais do que aquilo que vemos nos desfiles. Mesmo apesar da banalidade que possa transparecer, foi ela o fator que mais contribuiu para tirar os homens de um mundo burocrático, abrindo um espaço público maior e mais livre. Vê-se por fim que na história moderna, a moda é dos assuntos, o menos angustiante. 



por Taís Rolim do http://www.spiner.com.br

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dior lança lentes de contato douradas com logo da marca

  Reprodução
Se essa moda pega...

Grife até nos olhos

Maria Beatriz Gonçalves Estamos acostumados com belas roupas e acessórios dos mais diversos que são lançados pelas grifes mais bombadas do planeta, mês a mês. Mas quem poderia imaginar que a nova aposta da Dior seriam as lentes de contato? Pois é. A marca, que é mais conhecida pelas roupas, perfumes, makes e bolsas, decidiu colocar seu logo até na íris dos consumidores!
A criação de John Galliano para a Dior Eyes tem lá suas inovações, já que cria um círculo preto e dourado na íris que promete ressaltar a cor natural dos olhos, dando aquele brilho a mais. O problema é que no canto externo vêm impressas as iniciais da marca.
Tecnologia à parte, a impressão é que o acessório inusitado será um sucesso entre as chamadas fashion victims ao redor do globo – e só entre elas – afinal, quem quer sair por aí desfilando o logo da Dior dentro dos olhos? Bizarro.

Via:http://revistacriativa.globo.com

Vários looks de Hayley Williams...

Acho que ela acorda olha no espelho e diz ...Hoje vou mudar o visual do meu cabelo..Risos..
Nossa gente como ela muda esse cabelo...parece que todo dia tá de uma cor e corte diferente..
Looks muito radicais sempre,mais ela fica muito bem em todos.

Cinco cuidados básicos para manter sua pele jovem e saudável

Cinco cuidados básicos para manter sua pele jovem e saudável
 


Sua pele reflete sua saúde. É o seu órgão de proteção e um dos seus bens mais valiosos.  Para o bom cuidado da pele, comece a desenvolver hábitos saudáveis, como se alimentar bem, para que seu exterior mantenha-se valorizado.
A pele que você realmente quer ter depende dos seus hábitos diários.  Aqui estão algumas dicas básicas de cuidados da pele:
1 - Limpar e hidratar a pele diariamente: Lavar o rosto duas vezes ao dia - uma pela manhã e outra à noite, antes de ir para a cama.  Depois, siga com uma loção tônica e em seguida, aplique o hidratante.
Tônicos ajudam a remover a oleosidade, sujeira e restos de maquiagem que podem ter sobrado. A hidratação é necessária até mesmo para pessoas com pele oleosa. Porém, nesses casos, a pele deve ser tratada com produtos específicos vendidos sob a forma de fluidos ou gel (oil free). Quando as glândulas sebáceas produzem muito óleo, favorecem o aparecimento de comedões (popular cravo), que se transformam em espinhas. 

Quando você hidrata está repondo água e todas as peles precisam dela. Compre um hidratante que seja o mais adequado para o seu tipo de pele (seca, normal ou oleosa). Alguns já vêm com protetor solar, o que é melhor ainda!
2 - Protetor solar: Ao longo do tempo, a exposição à radiação ultravioleta (UV) a partir da radiação solar provoca muitas alterações na pele, incluindo, rugas, descoloração, sardas, manchas da idade, e o crescimento de lesões cancerígenas. Na verdade, a maioria dos cânceres de pele está relacionada com a exposição solar.  Sempre use protetor solar com um fator de proteção de no mínimo SPF 15 ou superior. Você estará prevenindo e protegida contra o envelhecimento e o câncer de pele.
 
3 - Procurar ajuda profissional para os problemas da pele: O tipo de pele nunca é normal. Ela pode ser seca, mista ou oleosa. Pode desenvolver erupções e acne, entre muitas outras questões.  Resolver o problema com um profissional especialista, como um dermatologista, é o mais aconselhável. Ele vai identificar sua pele e diagnosticar seus problemas e orientar como você deve proceder, para solucioná-los.
4 - Uma alimentação equilibrada: Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde de sua pele. Consuma freqüentemente e diariamente muita água (2 litros no mínimo), frutas, legumes e verduras frescas alimentos integrais (fontes de antioxidantes), leite e iogurtes desnatados. Você é o que você come e sua pele vai refletir isso. Seu corpo precisa das vitaminas que sua alimentação vai fornecer para se manter saudável e resistente aos ataques externos. Além de ser muito gostoso, o consumo desses alimentos, beneficia todo o seu organismo.
5 - Auto-avaliação: Ao longo de sua vida, você deve prestar atenção a todas as partes da sua pele.  Familiarize-se com ela, assim você vai reparar eventuais alterações que possam ocorrer, tais como diferentes sinais, verrugas ou manchas. Eles  podem indicar câncer de pele!!!  Sempre que tiver uma pergunta ou preocupação, certifique-se de ir ao seu médico. A pele é o maior órgão do corpo e deve ser examinada, em sua totalidade. Não só a do rosto. Hidrate seu corpo também. Aproveite quando estiver na praia passando protetor solar para analisar diferenças em sua pele. Leia também: Câncer de pele.
Sua pele é seu cartão de visita. Ela causa uma impressão fundamental na imagem que você transmite para os outros. Capriche nos cuidados dedicados a ela. No futuro você verá como valeu a pena.


"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem".  
(Arthur Schopenhauer)

via:http://bbel.uol.com.br

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dormir de cabelo molhado não "apodrece" os fios





Algumas pessoas costumam afirmar que os cabelos são a moldura do rosto. Talvez por isso, existam tantos produtos, curiosidades e até mesmo dúvidas com relação à beleza dos fios. Quem já não ouviu alguém dizer que dormir com os cabelos molhados pode fazer com que eles "apodreçam"?

Segundo a técnica em cabelos Pérola Maria Muswieck do Amaral, especialista em químicas e tratamentos capilares, a história de que os fios "apodrecem" não passa de mito. O que acontece, na verdade, de acordo com ela, é que cabelos molhados ficam mais frágeis. "O atrito com a fronha do travesseiro pode quebrar os fios, além do risco que a pessoa corre de pegar um resfriado. Dormir com cabelos molhados faz mal à saúde e aos fios", diz a técnica.

A profissional explica que o cabelo, assim como todas as partes externas do corpo, também precisa respirar. "Se você dormir com ele molhado, os fios vão demorar mais para secar, vão ficar abafados e mais suscetíveis a quebras", comenta.

Para o cirurgião plástico Milton Peruzzo, especializado em tratamento e microtransplante de cabelos, a relação cabelos úmidos e estrago dos fios também faz parte dos mitos, herdados das "vovós". "É como se quiséssemos comparar os cabelos a plantas que são danificadas se molhadas demais. Existem pessoas que precisam lavar a cabeça duas vezes ao dia, por apresentarem um quadro chamado dermatite seborréica. Neste caso, a limpeza faz parte do tratamento", declara.

"A recomendação para que após o banho os cabelos sejam secos com tolha e se necessário com secador é mais uma preocupação com a saúde da pessoa do que com a beleza dos fios", acrescenta Peruzzo.

A técnica em cabelos Pérola Amaral dá uma dica para quem quiser andar por aí com fios sedosos e hidratados: evitar molhar os cabelos ao acordar e ao longo do dia. "A água abre as escamas dos fios, altera o Ph e os cabelos ficam como uma 'esponja' sugando tudo, principalmente poluição. Quando os cabelos secam o volume retorna até em maiores proporções", enfatiza.

"Cabelos lindos estão ao alcance de todos. Para tanto, é necessário tratá-los e observar alguns cuidados no seu dia-a-dia: usar produtos de qualidade e um tratamento direcionado. Não é porque sua amiga usou um produto ou fez um tratamento e deu certo que para você vai dar o mesmo resultado. Cada caso é um caso", relata Pérola.

Domingo

 Domingo é o primeiro dia da semana

Histórico domingal


Domingo já foi um dos melhores dias da semana, onde todo mundo passava o dia inteiro na vagabundagem sem fazer absolutamente nada, comendo como porcos na hora do almoço, apenas reclamando que o próximo dia será Segunda-feira. Em uma sexta-feira porém, forças malignas do eixo do mal, comandadas por George W. Bush e pelas empresas de merchandising, acabaram se interessando pelo dia e implantaram programas horríveis como Domingão do Faustão, Domingo Legal, até mesmo a Polishop faz questão de colocar a propaganda da Master Grill George Foreman e do triturador de mandioca (que eles chamam de Juicer) da Walita por no mínimo 12,6 vezes por hora.
Na época em que as relações familiares eram melhores, os seres humanos aproveitavam o domingo para ir à guerra ou estender toalhas sobre a grama para diminuir o efeito estufa ( e você achava que era piquenique). Porém o dia agora é usado para favorecer minorias ávidas por um espaço na mídia. Pela manhã podemos conferir produções como Siga bem Caminhoneiro ou alguma roda de viola caipira. À tarde tem um filme repetido antes do Gugu e do Faustão, e à noite estamos entediados demais para nos lembrar o que é que passa.
Você só estará salvo se você tiver TV a cabo com boa parte dos canais. Para se livrar das pestes que atormentavam o domingo, ele mais tarde seria transferido para Sexta-feira.

A noite

A noite de Domingo é conhecido pela depressão e sentimento de "que merda, vai demorar até o próximo fim de semana". A saúde pode estar em sério risco se este sentimento for aliado ao ato de assentar no sofá e assistir a programas de televisão como Domingão do Faustão esperando que o espaço-tempo distorça e que, no dia seguinte, você acorde no sábado e passe o dia bebendo alegremente em qualquer buteco de esquina, varar a noite e finalmente voltar ao domingo e repetir esse ciclo eternamente.
Quando você está quase se conformando, o Fantástico (Mundo de Bob) termina e Glória Maria te diz: Cquote1.png Uma ótima semana Cquote2.png

via:Desciclopédia...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mia Wasikowska...A mocinha de Alice no país da maravilhas...

A linda Mia Wasikowska deu um up grade radical nos cabelos após as
gravações de Alice no país das maravilhas (dirigido por Tim Burton).
Mia resolveu entrar no clima de 2010 com tendências de cabelos curtos...
Ela arrasou no visual...


Antes

e

Depois...

Ficou bem diferente ne?!
Mais ficou linda como sempre.

Cortes 2010

Os cortes de cabelos femininos estão sempre inovando a cada ano que passa.
Em 2010 os cortes de cabelos curtos é que vai estar moda valorizando a mulher moderna.
Os cortes de cabelos desfiados vai ser os mais usados valorizando a combinação das camadas, já quem não abre mão dos cabelos compridos, deixe a chapinha de lado, o que vai estar em alta em 2010 vão ser os cachos definidos.
(Clique na foto para amplia-la)

Quando passar pelo blog não se esqueça de comentar..
Seu comentário é muito importante pra que eu saiba quais assuntos mais interessam aos leitores.
Obrigada por visitar este blog...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Casamento faz bem à saúde mental, confirma um novo estudo


Por Mayra Stachuk


Getty Images
De acordo com uma pesquisa feita na Nova Zelândia, dizer aquela palavrinha mágica no altar faz bem para a saúde. Os cientistas avaliaram 34 mil pessoas de 15 países diferentes e observaram que o casamento diminui as chances de se desenvolver doenças mentais, como depressão e ansiedade.

O mesmo estudo averiguou também que o oposto dessa lógica é verdadeiro, ou seja, os viúvos e divorciados estão mais sujeitos a distúrbios. No caso das mulheres, de acordo com a pesquisa, elas ficam mais vulneráveis aos vícios, como alcoolismo e dependência de medicamentos, enquanto os homens ficam mais suscetíveis a depressão.

Já uma outra pesquisa recente, publicada no "Journal of Health and Social Behavior", foi um pouco além e apontou que um casamento tardio ou um segundo casamento após o divórcio ou a viuvez pode amenizar os efeitos traumáticos da separação ou da morte de quem se ama. "Imagine que a saúde é dinheiro guardado no banco", disse Linda Waite, professora de sociologia e diretora do Centro de Envelhecimento na Universidade de Chicago e co-autora do estudo. “E o bom casamento é como depósitos repetidos e regulares em sua conta de poupança de saúde para a idade adulta e a velhice”, concluiu.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Frase do dia


"O egoísta é alguém desprovido de consideração pelo egoísmo dos outros."

(Ambrose Bierce)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Feriado prolongadíssimo...



Nossa que delícia..sexta-feira que antecede feriado prolongado é tudo de bom...
Arrumar as malas é a parte mais chata,mas fiz isso rapidinho e sempre com a sensação de estar esquecendo alguma coisa pra trás...E no final dá sempre certo..
Prontos...todos á bordo e pé na estrada que o feriado tá apenas começando e nós temos ai 5 dias pra curtir...
Haja energia pra tanta diversão...ainda mais quando se vai curtir com a família...
Vamo lá...
e para os leitores bom feriado e até quinta-feira...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

''Dizem que, não importa qual seja a verdade, as pessoas vêem o que querem ver. Algumas pessoas podem dar um passo para trás e descobrirem que estavam olhando a mesma cena por todo o tempo. Algumas pessoas podem ver que suas mentiras quase acabaram com elas. Algumas pessoas podem ver o que estava na sua frente o tempo todo. E ainda há aquelas pessoas que correm o máximo que podem para não terem que olhar para si mesmas.''


:::Gossip Girl:::

Marca de cerveja lança gloss com sabor da bebida


A marca de cerveja Heineken conseguiu criar uma maquiagem que vai fazer a alegria também dos homens.

Um novo gloss com sabor de cerveja já pode ser comprado no site da empresa na Itália por € 4,90, cerca de R$ 13.

O lançamento integra a estratégia de marketing da marca para o Valentine's Day, dia dos namorados comemorado em 14 de fevereiro em alguns países.

Julia Reis, iG São Paulo.

p.s: Deve ser tudo de bom..Adorei..

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"As Seis Faces da Mulher "


       Uma vez, numa entrevista, quiseram saber qual era, para mim,a mulher ideal. Fisicamente? Não, o jornalista queria saber mais, referia-se ao espírito, a alma, a personalidade. Se  a pergunta se cingisse ao físico, eu não resistiria a tentação de roubar alguns versos  de  Vinícius,  da  sua "Receita de Mulher". Só alguns, esta claro. Mas acrescentaria outros. Vinícius não se refere, por exemplo, aos cabelos. E  para  mim,  mais que os, olhos, que os  lábios,  os cabelos  são  um  elemento de importância definitiva.  Não  emolduram  apenas  o rosto,   os olhos, os lábios, mas toda a mulher. Dão-lhe um toque de graça especial.                                                  
Naturalmente tem que ser leves, finos, soltos, para que o vento brinque de poesia com eles. Já perguntei num poema:
                                                                            
                                                                      
"A visão do teu pescoço branco, velado como um templo,
pelo  véu  de  teus  cabelos  louros,  que eu descubro
nos delírios de minha fantasia:
Ah! não será isto poesia?"


E num outro:


"Gosto de encher as mãos com os teus cabelos
como um lavrador a recolher, feliz
as louras messes de uma farta colheita."
      Não  importa, entretanto, a  cor,   o tom  que  apresentem:  podem  fazer noite, tarde ou manhã, virem carregados de sombra ou de sol.                                           
                                      
" Quando em teus cabelos louros
ou   negros
mergulho  o  rosto,
parece
que faz  sempre   sol-posto
que  a  noite mansamente nos meus olhos desce!"
          Importa  é   que  sejam  bastos, esvoaçantes como gazes, como painas, como sonhos.   Em matéria de mulher sou contra qualquer  racionamento.  Subscreveria, em que pese a minha vocação socialista, aquele  verso de Vinícius:                          

". . . E que existe um grande latifúndio dorsal."
Também já confessara:

"Gosto de tuas costas (como um arco, flexível)
que se alargam em duas luas imensas, geminadas."


Mas estas respostas não serviriam a pergunta do entrevistador.               
Qual a mulher ideal, para mim?                                                                       
      Lembro-me  de  que  respondi que ideal é sempre a mulher que a gente gosta,
e que nos compreende.  Mas  pensei  depois  no  assunto, e nasceu   o poema.   A mulher ideal, única, tem seis faces. Seis faces que  a   tornam  múltipla,  e  infinita, para a  nossa  vida,   a  nossa  ternura,  o nosso  amor.  Na  realidade, há todas as mulheres, na mulher que a gente ama. Disse isto no poema:                                    
" As Seis Faces... "

Quando te encontro e observo que ficaste mais linda
e soltaste os cabelos para me agradar,
e me entregas os lábios num beijo leve e morno como a aragem,
e tranças os teus dedos em meus dedos, e me olhas
como no dia em que te tirei para dançar pela primeira vez,
é que percebo que continuas
a namorada.

Quando te preocupas com o tempo porque vou sair,
e recomendas detalhes como se me visse criança,
e repreendes a minha falta depois que as visitas se foram,
e endireitas a minha gravata, e escolhes a minha camisa,
e me fazes trocar os sapatos que não combinam;

quando surpreende o meu cansaço, e me enlaças,
e recosta a minha cabeça em teu colo,
e me dás conselhos como se eu pudesse segui-los,
é que descubro que há em ti, para mim, até mesmo
um pouco de mãe.

Quando te consomes muito mais com as minhas preocupações
e advinhas meus pensamentos, me prevines contra falsos amigos,
e te empenhas em partilhar também minha luta;

e economizas, como se com isso poupasses minhas forças,
e, sem querer, com uma palavra, desvendas uma solução
tão próxima e tão evidente, mas que meus olhos não percebiam;
quando à noite , na sombra, sem tocarmos os corpos,
conversamos, esquecidos, como dois amigos numa encruzilhada,
é que compreendo que tu és
a companheira.

Quando chego, e ao abrir a porta, estás à espera
com tua felicidade que me envolve e me aconchega,
e tirar da minha mão a pesada pasta de couro,
e me entregas os lábios (úmidos e trêmulos);

quando te encontro depois, em todos os detalhes cotidianos
e prosaicos, que fazem o melhor da vida:
minha toalha de banho no lugar; meus chinelos no seu canto;
minha roupa limpa sobre a cama; aquela jarra com flores arrumada;
aquela mesa posta, com seus talheres brilhando;
aquele odor de refeição que é o perfume do lar;
quando te vejo, leve e diligente, a circular pela casa
que consideras teu Reino, teu Mundo, teu Universo;
sei que tu és então
a esposa.

Quando à noite, de tarde, ou de manhã, (é um momento imprevisto
e nunca marcado) sinto que precisas de mim, que te faço falta,
como do ar, ou da água, de alimento, ou de vida,
e te encontro ao meu lado sempre irrevelada, e te dispo,
e se desencontraram as mãos e nossos corpos
e subitamente nos jogamos, como banhistas
contra o mar, contra as ondas, o mar desconhecido
as ondas que afogam e arrastam,
e de súbito estamos salvos na areia, como náufragos, és
a amante.

Quando te encontro ao meu lado, deitada numa nuvem
a acompanhar outras nuvens preguiçosas e itinenrantes
no céu do coração;

quando te pões a falar como crianças nas brincadeiras
em diminutivos, em “faz-de-contas” de pura imaginação,
e de ti restou apenas o contato dos nossos corpos, que
permaneceu em nós
entretanto distante, imaterial, a planar
como aquela gaivota na vaga luz da tarde que se esvai;
quando estirados na areia, cansados, mas felizes,
já podemos conversar, eu diria nesta hora que tu és
simplesmente
a irmã.

Quando penso em ti, e te sei tantas, no milagre da multiplicação
do amor,
recolho-me a ti, como pássaro às ramagens, onde encontra
a sombra, o ninho, o balanço, o fruto, - o impulso
para o vôo.

E amo, e trabalho, e sonho, e canto.

( Crônicas  de JG de Araujo Jorge extraído do livro
" No Mundo da Poesia " Edição do Autor -1969 )

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Influência da Revista na Moda

É dos mais diversos setores que a Moda e Natureza usada por pessoas comuns que costumamos ver todos os dias pelas ruas recebe as influências que na maioria das vezes são determinantes neste mundo fashion. São mulheres lindas que costumam buscar inspiração em figurinos de bons filmes, no que vestem as mocinhas de novelas de TV e até mesmo o baú da vovó pode ter uma grande utilidade uma vez que a Moda Hoje é cíclica e vive num constante vai e vem. Essa mistura de influencias tirado de lugares tão variados acaba por determinar aquele estilo individual e tão característico de cada pessoa. Mas quem destas pessoas não terá deixado de sofrer a influencia da revista na moda de seu cotidiano? Impossível determinar, mas eu diria que ninguém passou sem dar uma espiada ao que dizem a respeito das dicas da moda que se anuncia mundo afora.
Jornalismo Serve de Instrumento para Tornar a Moda Popular
Com o interesse sempre crescente a respeito do que acontecia pelo mundo, o jornalismo, ainda no século XIX junta a tarefa de investigar, a de popularizar a Moda e o Estilo. Mas foi a partir de 1924 que as revistam ganham status e daí em diante passam a ocupar um lugar de destaque e se incorpora ao mundo da moda de tal maneira que começa a influenciar esse mundo tão rico e naquela época tão carente de informações. Mulheres bonitas que estão sempre em busca de novidades sem saber o que vestir passa a ter verdadeira paixão pelas revistas que deixam então de ser apenas aquele veiculo de informação e comunicação e se transformam num canal que pode levá-las para um mundo de glamour onde muitas delas estão longe de terem acesso. Com o tempo a revista firma sua influencia não somente no que se refere à Moda jovem, mas atingindo a todas as idades e se transforma em vitrine das marcas mais famosas.

Revista e Moda têm Características Comuns

A moda cai em desuso e precisa ser constantemente renovada assim como a revista precisa ser periódica para se manter, saber diferenciar o Luxo ou Lixo. Estas últimas são colecionáveis e muitas hoje têm status de livros e são tão importantes como uma peça assinada por uma fera do mundo da moda. As novas coleções de roupas para desfile são esperadas com ansiedade assim como novos exemplares de revistas.


Mídia
Um grande tempo foi preciso para se ter publicações femininas no nível que temos hoje, pois faltava o modelo a ser seguido. Atualmente muito há par ser acrescentado a esta relação da Moda e Consumo e a revista ou o jornalismo, por certo muitas idéias e novos rostos vão entrar nesse ciclo que vai e vem, pois na verdade estamos apenas engatinhando num mundo que está sendo desbravado e onde muitos têm sua contribuição a dar.